O secretário de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, Jair Tannus Júnior, destacou a necessidade de favorecer o desenvolvimento de normativos que “sejam coerentes com as reais necessidades do país, no sentido de impulsionar o uso racional e reuso de água, resguardando a saúde pública e a proteção do meio ambiente”.
Tannus participou da abertura da Oficina de Trabalho Uso Racional e Reuso Doméstico de Água, nesta quarta-feira (25/10), em Brasília. O evento prossegue na quinta-feira (26/10), com acesso restrito para membros da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), gestores estaduais de recursos hídricos e especialistas convidados. O Conselho é um colegiado presidido pelo ministro do Meio Ambiente, formado por representantes da sociedade civil, governos e organizações ambientais.
Esta é a 3ª Oficina de Trabalho da Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia (CTCT), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). As duas oficinas anteriores abordaram o uso racional e reuso nos setores industrial, em 2014, e agrícola, em 2015. A discussão desta edição está voltada para o ambiente urbano, com foco no reuso doméstico da água, e conta com apoio do MMA, do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e do Banco Mundial.
DIRETRIZES
A iniciativa atende à 15ª prioridade do Plano Nacional de Recursos Hídricos para 2016-2020: desenvolver ações para a promoção do uso sustentável e reuso da água. “Uma de suas metas é definir diretrizes e critérios para o uso sustentável e reuso da água”, explicou o presidente da Câmara Técnica, Lineu Neiva Rodrigues, da Embrapa.
De acordo com os organizadores desta 3ª Oficina de Trabalho, a programação inclui dois Painéis que buscam reunir as diversas experiências nacionais relacionadas à elaboração de normas técnicas e a projetos em andamento nas linhas de uso racional e reuso de água. Entre eles, destacam-se trabalhos da ABNT, PROSAB, universidades, Banco do Brasil e Ministério das Cidades. “A oficina é uma oportunidade de agregar as informações de todas estas iniciativas para que a Câmara Técnica possa trabalhar no tema e fornecer subsídios técnicos consistentes ao CNRH”, disse um dos coordenadores.
O presidente do IICA, Hernán Chiriboga, destacou que o Instituto tem trabalhado fortemente com o tema da água, apoiando diversas iniciativas de reuso de água. “Entendemos que este assunto é muito importante e alvo de ampla discussão no país, por ser um tema inovador de disseminação de conhecimento para a população”, afirmou. “É muito importante que se discuta o tema no Brasil para facilitar a proposta de alternativas para políticas públicas, e o IICA vem atuando como facilitador nesta cooperação”.
A oficina é promovida pela Câmara Técnica, com apoio do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, do IICA e do Banco Mundial. A realização ocorre no contexto do Programa Interáguas, que tem como objetivo promover uma melhor articulação e coordenação de ações no setor água no Brasil.
Fonte: MMA