A Reserva Biológica das Perobas, no Paraná, assinou acordos de cooperação com os municípios de Tuneiras do Oeste e Cianorte. Os acordos preveem apoio mútuo para a gestão da Reserva e de unidades de conservação municipais. A informação é do chefe da Rebio das Perobas, Antônio Guilherme da Silva. Segundo ele, a partir de janeiro de 2018 a Rebio das Perobas receberá dos municípios equipamentos e veículos novos, obras e funcionários para melhorar as ações de proteção, monitoramento, manejo e integração com o entorno.
Estão previstas a contratação, pelos municípios, de uma guarnição de brigadistas de incêndios florestais permanente, de vigilantes florestais armados e motorizados, de um biólogo e de uma assessora administrativa para a Reserva. Os municípios também repassarão à UC uma camionete e duas motocicletas novas, equipamentos de combate a incêndios e de manutenção de trilhas. Uma nova sede deve ser construída em Tuneiras do Oeste, com espaço para exposição, escritórios, sala de aula, laboratório e alojamento.
“A cooperação com os municípios permitirá à Reserva Biológica das Perobas dar um salto de qualidade em relação ao seu manejo e proteção, bem como melhorará os serviços prestados a pesquisadores e visitantes”, ressalta Antônio Guilherme. Os investimentos serão custeados com os recursos do ICMS Ecológico do Paraná gerados pela Reserva a partir de 2018 para os municípios.
Fonte: ICMBio