A comissão organizadora do 7º Prêmio A3P de Melhores Práticas divulgou a lista das 62 instituições inscritas na edição 2018 da iniciativa, que busca reconhecer, dar visibilidade e incentivar outros órgãos a aderirem à Agenda Ambiental na Administração Pública. Outro objetivo é estimular a replicação das ações bem-sucedidas. Já os nomes dos projetos inscritos estão sob sigilo e, de acordo com o regulamento, devem ser divulgados apenas em março.
A premiação é concedida desde 2009 nas categorias Gestão de resíduos; Uso/Manejo sustentável dos recursos naturais; Inovação na gestão pública; e Destaque na Rede A3P. Os escolhidos, do primeiro ao terceiro lugares, recebem troféus e certificados.
A cerimônia de entrega da distinção será realizada em Brasília em data a ser definida. Na ocasião será realizado o 10º Fórum da A3P, com o objetivo de disseminar informações, promover o diálogo sobre temas relevantes para a inserção da sustentabilidade na administração pública e reconhecer o mérito das iniciativas dos órgãos e entidades do setor público que contribuíram para a inserção de critérios socioambientais nas atividades públicas.
“Como o regulamento permite que o órgão faça mais de uma inscrição por categoria, muitos aproveitam a oportunidade e apresentam outros projetos, o que nos dá um total de 73 iniciativas inscritas”, afirma o coordenador da A3P, Dioclécio Luz, do Ministério do Meio Ambiente.
Dioclécio Luz destaca que a comissão julgadora do prêmio é formada por seis especialistas em sustentabilidade, sem vínculo com o Ministério e suas vinculadas, e que o grupo tem autonomia na escolha das melhores práticas. “Não há interferência do MMA ou da A3P sobre as decisões”, avisa.
“São ações que podem ser tomadas como modelo no que diz respeito ao uso inteligente de recursos naturais e públicos, ao tratamento consciente dos resíduos gerados pelo serviço público e à garantia da qualidade de vida no ambiente de trabalho”, completa Dioclécio.
A3P
O Programa A3P é realizado pelo Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental. Visa implementar a gestão socioambiental sustentável das atividades administrativas e operacionais do governo. Tem como princípios a inserção dos critérios ambientais com vistas à a melhoria na qualidade de vida no ambiente de trabalho.
O Prêmio A3P de Melhores Práticas acontece a cada dois anos. Até 2016, 68 projetos de todo o Brasil, foram contemplados, ajudando a disseminar experiências que refletem inovações na aliança entre tecnologia, sustentabilidade e gestão pública.
Fonte: MMA