Ministro do Meio Ambiente pede embargo de atividades da Hydro em Barcarena

Tendo em vista uma nota técnica da Semam do Instituto Evandro Chagas que apontou falhas no processo de escoamento e tratamento de efluentes e lançamento clandestino de dejetos que comprometeram a qualidade da água potável nas comunidades atingidas, o ministro do Meio Ambiente José Sarney Filho, anunciou em coletiva nesta tarde (26/2) que enviou um ofício ao Ibama pedindo urgência no embargo da atividade da Hydro Alunorte em Barcarena no Pará e multas para que sejam cessados, recuperados ou ainda compensados os danos causados ao Meio Ambiente.
“O licenciamento obtido pela empresa foi estadual, não federal. Nossa competência e suplementar, mas não podíamos ficar sem fazer nada, tanto que é a primeira vez que o ministério faz esse tipo de recomendação.”
Um laudo de sexta-feira passada apontou que não havia vazamentos. No entanto, o ministro afirmou que não há como negar o ocorrido. “Não estamos diante de um novo desastre como o de Mariana, mas é um vazamento sério que será devidamente investigado”, ressaltou.
A população da localidade não pode consumir a água que está contaminada por alumínio e mercúrio, dentre outros metais pesados. O Ministério da Integração está agindo na região com a entrega de água potável.
Fonte: Correio Braziliense