Já não é surpresa para ninguém: a soja e o milho foram os grandes protagonistas da agropecuária no ano passado. Levaram volume à supersafra recorde de grãos e, ainda por cima, impulsionaram um crescimento de 13% do agronegócio. Conheça cinco fatos sobre esses grãos:
Segunda maior produção da história
Para este ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima uma safra de grãos na ordem de 226,1 milhões de toneladas, segunda maior produção da história. A maior parte dela será de soja, um dos grãos mais fáceis e previsíveis na hora do plantio.
Mato Grosso na liderança
Atualmente, Mato Grosso é o maior produtor de soja do Brasil. Para essa safra, a estimativa é de 30,7 milhões de toneladas. O estado também é o maior produtor de grãos no País como um todo: 57 milhões de toneladas previstas para este ano.
Brasil no ranking mundial
O Brasil é considerado um dos líderes mundiais na produção de grãos. Atualmente, é o segundo maior produtor de soja do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. No caso do milho, somos o terceiro maior produtor global.
País do café
Não só de soja vive a safra brasileira de grãos no Brasil. Neste ano, devemos registrar um aumento de 18,5% na produção de café arábica. E não para aí: além de ser o maior produtor mundial do grão, foi o que mais exportou em 2017, com 34,2 milhões de sacas.
Safra recorde, inflação mínima
O recorde de grãos no ano passado foi tão expressivo que teve um efeito cascata importantíssimo: derrubou o preço dos produtos agrícolas vendidos nos mercados e os alimentos ficaram mais baixos em geral para a população. Como resultado, a inflação em 2017 foi a menor em 20 anos.
Fonte: Governo do Brasil, com informações do IBGE, Fiesp e Organização Mundial do Café