Nesta edição do Futurando você embarca com a gente no navio Esperanza, do Greenpeace, para acompanhar uma missão científica. Viajamos pela costa do Amapá, onde o rio Amazonas encontra o Atlântico para pesquisar corais. Eles foram localizados em uma área que pode, a qualquer momento, ser liberada para a exploração de petróleo.
Os corais, aliás, são típicos de águas mais rasas e quentes O problema é que, quando a temperatura aumenta muito, ocorre o chamado branqueamento e eles morrem. Isso gera um impacto ambiental de grandes proporções porque os corais abrigam outros tipos de vida aquática importantes para o ecossistema. Para tentar salvar algumas espécies, cientistas da África do Sul cogitam congelar gametas.
Ainda na África do Sul, a Cidade do Cabo, a segunda maior do país, vem sofrendo há meses com uma seca terrível. Um projeto que você vai conhecer no programa tenta amenizar a situação. A ideia principal é limpar os terrenos dos aquíferos, que poderiam fornecer água se não estivessem tomados de plantas invasoras.
O Futurando ainda discute esta semana saúde. Você com certeza já ouviu falar sobre o efeito placebo, aquele que o remédio, na verdade, não é o responsável direto por qualquer efeito sobre o organismo senão o psicológico. A ciência comprovou que, de fato, dá certo!
O contrário também acontece. Existe o chamado nocebo, que é quando a pessoa só de ler uma bula já começa a sentir os efeitos colaterais. Nem chega a tomar o remédio. Fique ligado no próximo Futurando para saber os detalhes dessa história.
O programa
O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.
O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h00 e aos domingos às 17h; pela TV Brasil todas as terças, às 22h15, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.
O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.
Fonte: Deutsche Welle