Thays de Oliveira Lima, 11 anos, representa Cacoal em projeto nacional (Foto: Thays Lima/ Arquivo pessoal)
Com o projeto “Água é Vida: Não desperdice”, a aluna Thays de Oliveira Lima, de 11 anos, do 6º ano da Escola Municipal Dr. João de Deus Simplício, foi escolhida para representar Cacoal (RO), região da Zona da Mata, na 5ª Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente.
O evento será realizado de 15 a 19 de junho em Brasília (DF). Para a conferência, serão encaminhados 16 alunos de Rondônia, sendo que todos elaboraram projetos com o tema água.
Para que tivessem os projetos escolhidos, os alunos passaram pelas etapas municipal e estadual. Em Cacoal, para a primeira fase se inscreveram apenas cinco escolas da rede municipal, sendo todas da área rural. Em todo o estado foram elaborados pelos alunos 52 projetos voltados para a preservação da água, e desse número foram selecionados 16.
Entre os projetos selecionados estava o da aluna Thays. Ela conta que para fazer o trabalho, que demorou cerca de 30 dias para ser concluído, se baseou no desperdício de água percebido na própria comunidade onde vive.
“Meu projeto foi feito na intenção de mostrar o gasto desnecessário da água. Na nossa comunidade costumam usar mangueiras no lugar dos canos o que gera muitas rachaduras e com isso vazamentos, eu sugeri que as mangueiras sejam trocadas por canos, que o banho seja mais rápido e não deixar torneiras abertas enquanto estão lavando louças, pois dessa forma a água será mais preservada”, contou Thays.
Todo o trabalho da Thays passou pela supervisão da facilitadora de projetos ambientais Maria de Fátima Lima. Ela conta que o trabalho começou na própria escola, onde os alunos apresentaram os projetos. No caso de Cacoal foram cinco apresentações e os próprios alunos escolheram o melhor.
Já na fase estadual quem escolheu foi uma comissão formada por professores. Os 52 projetos foram filtrados para 25, e dos 25 os próprios alunos tiveram que escolher por meio de voto os 15 que representarão o estado. Além desses alunos, também foi aberta uma vaga para um projeto de escola indígena, totalizando 16 alunos de Rondônia.
“O projeto da Thays ficou em oitavo lugar na votação final, e nós enquanto professores ficamos muito felizes. A água escolhida como tema foi bem interessante, pois os alunos aprendendo na base a importância da preservação, isso será levado para a vida, pois é um elemento imprescindível para a vida”, disse a professora Maria de Fátima.
A Escola Dr. João de Deus Simplício fica localizada no Distrito de Divinópolis e atende cerca de 230 alunos.
Fonte: G1