Rio recebe a segunda edição do Festival LivMundi de sustentabilidade

O Parque Lage, na Zona Sul do Rio, recebe nos dias 9 e 10 de junho a segunda edição do LivMundi, Festival de Vida Sustentável. O evento, que acontece em meio à Semana do Meio Ambiente, traz em sua programação atividades gratuitas relacionadas à cidadania, natureza e educação.

Luciane Coutinho, idealizadora do projeto, conta que o LivMundi nasceu da vontade de buscar novos caminhos de desenvolvimento sustentável para a cidade do Rio, estimulando a população a participar de projetos transformadores em sua comunidade. “Acredito que essa consciência sustentável e cidadã é o caminho para a nossa mobilização e transformação social”, diz.

O festival abordará a sustentabilidade através de um formato multidisciplinar que contempla debates, oficinas, sessões de cinema, feira e outras atrações. Todas as atividades são gratuitas. Para participar, basta se inscrever previamente no site www.livmundi.com.

Destaques da programação

O Ciclo de Debates vai permear discussões sobre temas humanos, sociais e ambientais. “Vamos mostrar como pessoas corajosas e inconformadas estão realizando, trazendo esperança e fazendo a diferença”, diz Luciane, enfatizando que o objetivo das palestras é inspirar o público.

Serão promovidas sete mesas abordando temas relacionados ao urbanismo, mobilização, cidadania, integração da cidade, educação e inovação social.

No entorno do palacete do Parque Lage haverá o encontro dos principais líderes da cidade na produção orgânica e local – a Junta Local e o Circuito de Feiras Orgânicas, além de uma feira de moda ética e design. Também serão promovidas diversas atividades voltadas para crianças, como a Feira de Troca de Brinquedos do Instituto Alana, a Oficina de Estruturas em Bambu e uma oficina de reciclagem de papel

Outro destaque da programação do LivMundi são as aulas gratuitas de yoga e meditação. Além disso, no espaço de cinema, serão exibidos filmes e séries, alguns seguidos por debates, como o programa “Como Será”, da Rede Globo, que antecede a discussão sobre Sustentabilidade na Mídia, com participação dos repórteres Renato Cunha, Rogério Coutinho e do especialista em meio ambiente Sérgio Besserman.

A primeira edição do LivMundi recebeu três premiações, uma delas internacional – o Prêmio Lusófonos, na categoria Responsabilidade Social. O festival conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Escola Parque e da Globo, além do apoio do Parque Nacional da Tijuca e da Associação Amigos do Parque.

Fonte: G1