Região amazônica concentra maior reserva de madeira tropical do mundo
No Dia Mundial do Meio Ambiente, o ministro da pasta, Edson Duarte, participou nesta terça-feira (5) do programa de rádio Por Dentro do Governo e destacou a mobilização para enfrentar práticas de desmatamento ilegal, principalmente na Amazônia. “É uma grande cruzada de enfrentamento porque o aumento do desmatamento atenta contra os interesses nacionais, contra a economia brasileira, mas também contra um patrimônio cultural fantástico”, disse Duarte.
O ministro destacou ainda os avanços tecnológicos alcançados com o monitoramento por satélite de todo o território nacional. “Estamos acompanhando diariamente imagens da movimentação do desmatamento e com uma precisão cada vez maior”, comentou. Duarte alertou ainda que, para evitar penalidades, os produtores devem solicitar permissão às autoridades para o desmatamento. Os casos serão liberados após análise da capacidade de recuperação das áreas envolvidas.
Lei geral de licenciamento
Segundo o ministro Edson Duarte, está no Congresso Nacional proposta de modernização, agilidade e desburocratização para uma lei geral de licenciamento, defendida pela pasta, que evita a flexibilização do interesse ambiental.
Rio São Francisco
O Ministério do Meio Ambiente trabalha pelo fortalecimento da gestão local, da educação ambiental, do monitoramento e do acompanhamento. De acordo com a pasta, devem ser investidos R$ 300 mil, vindos de conversão de multas, para contratação de projetos que vão garantir a recarga hídrica da bacia do rio.
Fonte: Governo do Brasil