Na manhã desta sexta-feira (15) uma família que fazia um mergulho pelas águas de um de um lago, na Flórida, ficou espantada ao ver um cavalo marinho preso a uma linha de pesca. Dawn McCartney disse que estava mergulhando com suas duas filhas quando se deparou com uma triste sena ao ver o cavalo marinho enroscado às linhas de pescas.
Ao perceber a situação McCartney acionou imediatamente uma ONG de proteção ambiental para dar início ao árduo trabalho para liberar aquele tão sútil animal da linha que o enrolava. A ONG, que já atua com este tipo de serviço na região, conseguiu retira-ló com vida e transporta-ló para um lugar mais seguro e longe de linhas de pescas.
Segundo a ONG, tratavasse de uma espécie do sexo feminino e todos os cuidados necessários foram tomados para que o manejo fosse feito da melhor forma possível e para que o animal não sofresse nenhum tipo de stresse. Ainda segundo a ONG este foi o resgate mais trabalhoso da equipe devido aos seus cuidados especiais por se tratar de um cavalo marinho.
A linha de pesca de monofilamento à deriva nas ondas do oceano pode colocar em perigo muitas espécies de vida marinha, como tartarugas marinhas, pássaros, arraias, golfinhos… e pequenos cavalos-marinhos.
Algumas sugestões deveriam ser utilizadas pelos pescadores que querem ajudar a manter a vida marinha segura, como o uso de anzóis circulares ou a linha de pesca de monofilamento de reciclagem. Enquanto linha e ganchos não monofilamentares não podem ser colocados nas latas de reciclagem para linhas de monofilamento, os pescadores podem cortar os ganchos afiados e cortar linhas não monofilamentares em pedaços de 12 polegadas ou menores antes de colocá-los em latas de lixo cobertas para ajudar a proteger animais marinhos.
Fonte: Meio Ambiente Rio