Ao menos 39 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após um terremoto de 7 graus de magnitude que abalou neste domingo (05/08) a ilha indonésia de Lombok.
Entre os mortos estão um bebê de um ano e uma pessoa de 72 anos, informou o o porta-voz dos serviços de emergência e resgate da cidade de Mataram, Agus Hendra Sanjaya, que citou ainda pelo menos 52 feridos.
Um alerta de tsunami chegou a ser emitido, mas o aviso foi posteriormente cancelado.
No dia 28 de julho, um terremoto de 6,4 graus, mas a uma profundidade menor, deixou 17 mortos e destruiu centenas de edifícios na ilha de Lombok. O tremor também provocou deslizamentos de terra que pegaram de surpresa centenas alpinistas que estavam em montanhas da ilha.
Como se formam os terremotos
O epicentro do novo tremor foi localizado a 10 quilômetros de profundidade, informou o Centro Geológico dos Estados Unidos (USGS), e ao noroeste de Lombok, longe dos principais pontos turísticos do sul e oeste da ilha.
Pouco depois foram registrados vários tremores secundários, um deles de 5,4 graus.
O porta-voz da agência indonésia de gestão de catástrofes, Sutopo Purwo Nugroho, afirmou que vários edifícios foram afetados em Mataram, a principal cidade de Lombok.
“Muitos eram imóveis construídos com materiais pouco sólidos”, disse.
O terremoto também provocou leves danos na cidade javanesa de Bandung, a 955 quilômetros de Mataram, mas foi sentido com mais força na vizinha Bali.
Fonte: Deutsche Welle