A Prefeitura de São José dos Campos aderiu nesta terça-feira (21) ao Pacto Mundial de Prefeitos pelo Clima e a Energia, coalizão global para redução de emissões de gases de efeito estufa, tornando as comunidades mais resistentes às mudanças climáticas.
A assinatura do documento ocorreu durante a abertura do Workshop Mover – Mobilização para Ordenação e Viabilização de Espaços Urbanos Resilientes. O evento, realizado pela prefeitura em parceria com o Cemanden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), começou nesta terça e segue até quinta-feira (23), no Cefe (Centro de Formação do Educador), na zona norte da cidade.
Ao participar do Pacto Global de Prefeitos, São José se propõe a criar um plano de ação com objetivos de reduzir as emissões e implementar um sistema comum para monitorar riscos climáticos. Na cerimônia de abertura do evento, representantes da prefeitura destacaram ações já alinhadas com o pacto, como os trabalhos em andamento para a construção da Política Municipal de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas, a adoção de frota elétrica para a Guarda Civil Municipal e a contratação de um sistema de monitoramento por satélite que detecta intervenções irregulares em áreas de risco e ambientalmente protegidas.
O Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia reúne mais de 7.400 cidades de 119 países em seis continentes participam da coalizão, representando cerca de 684 milhões de pessoas (9,31% da população mundial).
Fonte: Meon