Uma mancha de óleo cru se espalhou por dez quilômetros da orla do Rio Negro, na zona urbana de Manaus (AM), segundo informações do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). O vazamento ocorreu na segunda-feira, 27 de agosto, quando um empurrador de balsas com 1.800 litros do produto naufragou em um porto na Zona Leste da cidade.
A mancha atingiu um ponto de captação de água que abastece parte da periferia da cidade. Não houve contaminação, mas estão sendo feitas análises periódicas para confirmar a qualidade da água. Ainda não há notícias também de impactos graves sobre a vida aquática na área afetada.
O Ipaam divulgou ter embargado o porto de balsas onde ocorreu o acidente, pelo não cumprimento de normas de operação. Segundo informações da assessoria de imprensa, as medidas tomadas pela empresa para evitar que o produto se espalhasse foram consideradas falhas. O porto, que tinha licenciamento ambiental para funcionar, está embargado. O Ipaam aguarda um relatório sobre os danos provocados para definir o valor da multa a ser aplicada.