A cidade de Santos, no litoral de São Paulo, ficou em primeiro lugar, na categoria Meio Ambiente, no ranking de cidades inteligentes. A administração municipal credita o prêmio às ciclovias, ao VLT, aos ônibus menos poluentes e a projetos sócio-ambientais.
O estudo, da consultoria Urban Systems Brasil, analisa mais de 700 cidades do Brasil, e é dividido em 11 eixos temáticos: Mobilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Energia, Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo e Governança.
No ranking das cidades mais inteligentes, Curitiba ficou em 1º lugar, seguida de São Paulo, Vitória e Campinas. Santos ficou em 9º lugar, subindo três posições em relação ao ano anterior. Praia Grande aparece em 56º lugar e Cubatão em 84º. As demais cidades da Baixada Santista não entraram para a lista das 100 cidades mais inteligentes.
Santos ganhou o 1º lugar no quesito Meio Ambiente, seguido por Balneário Camboriú e Belo Horizonte. Na categoria Urbanismo, Santos passou da 1ª posição em 2017 para a 3ª em 2018, perdendo para São Paulo, que assumiu a liderança, e Curitiba, que ficou em 2º lugar.
A cerimônia de premiação foi realizada em São Paulo. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa compareceu ao evento. A Prefeitura de Santos credita o prêmio à utilização de ciclovias e do VLT, meios de transporte não poluentes, à frota de ônibus, já que os veículos novos poluem menos, e também a iniciativas como a Ecofábrica Cultural, que transforma entulho em arte por meio de trabalho social, e à Recicleta, programa de coleta de lixo limpo por meio de bicicletas.
Fonte: G1