A assessoria da futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), informou em nota nesta terça-feira (18) os nomes de seis secretários que trabalharão na pasta no governo de Jair Bolsonaro.
Conforme a assessoria, o ministério terá novas atribuições no novo governo e absorverá estruturas que estão atualmente nas pastas do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Social e da Casa Civil.
Segundo a nota, serão secretários no ministério:
- Luiz Antônio Nabhan Garcia – Secretaria Especial de Assuntos Fundiários
- José Guilherme Tollstadius Leal – Secretaria de Defesa Sanitária
- Eduardo Sampaio Marques – Secretaria de Política Agrícola
- Orlando Leite Ribeiro – Secretaria de Comércio e Relações Internacionais
- Jorge Seif – Secretaria da Aquicultura e Pesca
- Fernando Henrique Kohlmann Schwanke – Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo
O ministério também terá a Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação, que não teve o titular informado na nota. Essa estrutura será criada, bem como as secretarias de Assuntos Fundiários e de Agricultura Familiar.
Entre os secretários do ministério está o Nabhan Garcia, que apoiou o presidente eleito Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral e chegou a ser cotado para assumir a pasta.
Agropecuarista e técnico em zootecnia, Garcia é presidente da União Democrática Ruralista (UDR). À frente da Secretaria de Assuntos Fundiários, ele tratará de regularização fundiária, o que inclui “atividades de identificação e demarcação de terras indígenas e quilombolas”, além de licenciamento ambiental e de políticas de reforma agrária.
O secretário de Comércio e Relações Internacionais será o embaixador Orlando Leite Ribeiro, que tem formação em economia. Ele ocupa o cargo de diretor do Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores.
Fonte: G1