Uma onda de frio extremo está provocando fenômenos raros no hemisfério norte. Imagens tiradas em Wiltshire, no Reino Unido, mostram “rodas” feitas de neve que rolam por conta própria. De acordo com a BBC, estes rolos são formados quando as condições do vento são ideais para explodir pedaços de neve, que depois saem rolando, captando mais neve pelo caminho.
O estranho fenômeno foi visto por Brian Bayliss, 51, que pensou que eles haviam sido feitos por uma pessoa, mas depois reparou que não havia pegadas por perto. O trabalhador florestal conta que “nunca viu nada como isso antes” e quando se aproximou, “pôde ver o sol no meio, e eles simplesmente não faziam sentido”.
O meteorologista da BBC, Ian Fergusson, disse que é “muito raro” que as condições sejam tão perfeitas para formar rolos de neve. “Estas são fotos realmente bonitas de um fenômeno meteorológico muito raro”, afirma Fergusson, que acredita que Brian teve muita sorte em vê-los. “As condições devem ser as mais adequadas para a ocorrência de rolos de neve: uma encosta lisa e sem vegetação, como neste caso perto de Marlborough, aumenta a chance de eles serem formados.”
Ele ainda explica que, se o vento estiver muito forte, ou muito fraco, ou a neve estiver muito densa, os rolos de neve não se formarão.
Fonte: Revista Galileu