Onça-parda é retirada de árvore em bairro de São José dos Pinhais

Animal foi visto pela primeira vez por moradores no local por volta das 10h desta quinta-feira (27). Resgate feito pela Polícia Ambiental e Corpo de Bombeiros levou 1h30.

Onça-parda pesa cerca de 70 kg, de acordo com a Polícia Ambiental — Foto: Cícero Bittencourt/RPC

Uma onça-parda foi retirada de cima de uma árvore no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, de acordo com a Polícia Ambiental.

O animal foi visto pela primeira vez pelos moradores por volta das 10h desta quinta-feira (27). Por volta das 17h30, a polícia e o Corpo de Bombeiros retiraram a onça após um veterinário disparar tranquilizante.

Segundo a polícia, foram seis tentativas até conseguir acertar o animal, que foi pego com ajuda de um equipamento. A operação durou cerca de 1h30.

A Rua Manoel Bento Marques chegou a ser fechada para evitar a passagem de moradores por causa da onça.

De acordo com o capitão João Serpa, da Polícia Ambiental, o tranquilizante é usado para evitar que o animal sofra algum machucado.

Ele explicou que se trata de uma onça-parda macho de porte médio, que cerca de 50 kg. Ela ficou pelo menos 7 h na árvore.

“Veio da Mata Atlântica. É um animal de hábito noturno, deve ter vindo e ficado. Agora, está mais assustado que a população aqui de região”, afirmou.

O sargento disse que se o animal se sentir acuado pode atacar. Serpa contou também que as onças se movimentam muito e são capazes de andar quase 100 km em um dia.

A onça-parda foi levada para o Batalhão da Polícia Ambiental e deverá ser solta na Mata Atlântica na sexta-feira (28).

Fonte: G1