A Nasa, agência espacial americana, transmite ao vivo nesta segunda-feira (14/12) um eclipse solar que poderá ser visto parcialmente no Brasil e em sua totalidade em pontos do Chile e da Argentina, entre outros lugares do mundo.
Segundo os cálculos de especialistas, o eclipse parcial começará às 11h33 no horário de Brasília e terminará às 15h53.
Leia também:
Por cerca de 20 minutos, a lua nova vai passar sobre a face do Sol e cobri-lo completamente por pouco mais de dois minutos, explica a astrônoma Tania de Sales Marques, do Observatório Real de Greenwich, em Londres, Reino Unido.
Um eclipse solar total ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham de tal maneira que ela impede que a luz solar chegue ao nosso planeta.
E para enxergá-lo com segurança é necessário usar óculos ou visores manuais especiais, que possuem filtros que bloqueiam os raios solares prejudiciais.
É importante que os instrumentos sejam certificados e filtrem mais de 99,999% da luz solar. Telescópios, telefones celulares, câmeras e binóculos também podem ser usados se tiverem filtros especiais acoplados para observar o sol. Se essas considerações não forem levadas em consideração, olhar diretamente para o eclipse pode causar danos permanentes à sua visão.
Fonte: BBC