A programação da Semana Nacional do Meio Ambiente teve início, nesta segunda (31), em Fernando de Noronha, com uma expedição para a Ilha Rata, a segunda maior do arquipélago. O local não é aberto para a visitação. O objetivo foi apresentar a área aos representantes de órgãos governamentais e instituições públicas e privadas, além de estudantes.
O tema da programação deste ano é “Noronha pelo Oceano”. Até sábado (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, profissionais de diversos setores, como Polícia Militar, servidores da Vigilância Sanitária, condutores de visitantes e taxistas, vão ter oportunidade de fazer a expedição.
Leia também:
A ação é o resultado de uma parceria firmada entre a Administração de Noronha e o Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMBio). A Ilha Rata faz parte do Parque Nacional Marinho (Parnamar).
Segundo os pesquisadores, o local é um santuário de espécies ameaçadas de extinção, como o caranguejo Gecarcinus lagostoma, que não pode ser capturado nem consumido.
Representante do ICMBio, Marcos Aurélio da Silva foi o guia do primeiro grupo e repassou informações ambientais e da história da Ilha da Rata.
Os organizadores da programação informaram que, por causa do protocolo de segurança da Covid-19, as expedições só podem contar com 20 pessoas, no máximo.
Uma visita aberta ao público até a Ilha Rata será realizada no sábado (5). Poderão participar moradores que se inscreverem em uma promoção.
Os interessados devem responder a um questionário. As perguntas vão ser divulgadas na rádio local, ao longo da semana. As respostas devem ser enviadas para o número de WhatsApp (81) 994883168.
Fonte: G1