A conscientização sobre as condições do meio ambiente é um assunto que está em voga ultimamente, seja nos telejornais, nos portais de notícias ou nas redes sociais, e conservá-lo é algo que traz benefícios a todos, inclusive aqueles que não estão diretamente envolvidos com tais atividades.
Se todos podem, de alguma maneira, ajudar em tal conservação, o setor madeireiro é um dos principais, já que depende do uso da madeira como matéria-prima para o desenvolvimento de seus produtos, ou seja, a influência é direta sobre as condições do meio ambiente.
A Avaliação Nacional de Risco do Brasil, realizada pelo FSC Brasil, mostrou que o país tem aproximadamente 493,5 milhões de hectares cobertos por florestas nativas (98,44%, 485,8 milhões) e plantações florestais (1,56%, 7,7 milhões), o que o coloca como segundo país com maiores números neste quesito, atrás apenas da Rússia.
O mesmo estudo, porém em sua edição de 2015, mostrou que quase todos os estados brasileiros tiveram taxas de desmatamento maiores de 100 km² anuais nos últimos anos, sendo que Pará, Maranhão e Mato Grosso lideraram o ranking, com explorações que variaram de 3 mil km² a 7 mil km².
Porém, felizmente, nem todas as empresas se comportam desta forma. Algumas delas fabricam todos os seus produtos com madeira extraída legalmente, a qual ocorre de maneira controlada e, inclusive, contempla medidas como o reflorestamento, em que espécies de rápido crescimento são plantadas para substituir as árvores nativas.
Quer saber quais são algumas dessas empresas e, assim, também ajudar na preservação do meio ambiente? Então confira!
Empresas que utilizam apenas madeira legal no desenvolvimento de seus produtos
Ao comprar com qualquer uma dessas empresas, pode ter certeza que você também estará sendo responsável pela construção de um Brasil em que o uso da madeira é sustentável e não prejudica o meio ambiente.
Playground Panorama
A importância da preservação dos recursos naturais deve vir desde a infância, de modo que este seja um conceito assimilado na mente dos pequenos e, assim, resulte em adultos que também o preservem da melhor maneira possível.
A Playground Panorama é uma empresa que mudou sua forma de operação, já que deixou de ter como foco a fabricação de brinquedos para parques infantis em metal e começou a utilizar madeira de eucalipto de reflorestamento como matéria-prima.
Com isso, os brinquedos oferecem a mesma diversão e segurança, porém com um material que foi extraído legalmente da natureza, já como fruto de um reflorestamento, o que agrega valor à marca e a posiciona como diferente em relação à concorrência.
Outro ponto interessante é que a durabilidade dos brinquedos aumentou para algo em torno de 10 anos, além do fato de que eles ficam com um visual bem bacana.
Faber-Castell
É quase impossível lembrar de lápis sem pensar na Faber-Castell, empresa que também está associada ao imaginário da infância, com seus famosos lápis de cor e de grafite, embora tenha produtos também utilizados pelos adultos.
Por ser o maior fabricante de lápis de madeira do mundo, são necessárias 150 mil toneladas de madeira por ano, de acordo com o próprio site da empresa. Isso quer dizer que são utilizados mais de 285 quilos de madeira por minuto e 4,7 quilos por segundo!
Apenas na fábrica de São Carlos, que é a maior do mundo entre os fabricantes de lápis, são 2 bilhões de EcoLápis de madeira por ano, ou seja, a cada segundo, 63 novos lápis ganham forma.
Para dar conta de uma produção tão intensa sem deixar o meio ambiente de lado, o grupo alemão possui programas próprios de plantio de madeira no Brasil e na Colômbia, de modo que o abastecimento ocorra de maneira sustentável, o que beneficia tanto o presente quanto o futuro do planeta.
A empresa foi responsável, por exemplo, por um projeto florestal no município de Prata, Minas Gerais, por volta da década de 1980, quando quase 10 mil hectares (1 bilhão de m²) de solo improdutivo, distantes 2 mil km da floresta amazônica, receberam o plantio de milhões de mudas de Pinus caribaea.
A espécie se dá bem com solos secos e arenosos e, portanto, prosperou em tal plantação, resultando, em média, em 20 metros cúbicos de madeira cultivados por hora.
Pinezi
Portas e janelas são itens indispensáveis em qualquer residência, comércio ou ambiente industrial. Entre tantos materiais disponíveis, é certo que a madeira se destaca por sua beleza e naturalidade, além de trazer um ar de requinte e sofisticação ao ambiente.
A Pinezi é uma empresa que atua desde 1977, especializada nos produtos citados, todos eles desenvolvidos com madeira 100% legal e que cumpre as legislações vigentes, além de ajudar na preservação dos recursos naturais.
Ainda que seja especialista no varejo, a empresa pratica preços de atacado, revendendo produtos das melhores marcas do ramo e com garantia de fábrica, o que a torna ideal para atender as demandas dos clientes.
Outro destaque é que as compras podem ser feitas tanto nas lojas físicas quanto através da internet. Na última opção, o cliente escolhe qual é o tipo de frete mais adequado para o que precisa.
É possível encontrar portas lisas, maciças, pivotantes, portas camarão e de correr e janelas de abrir, de correr, basculantes, para vitrô e capelas, além das de tipo Max Ar, todas com dimensões variadas, de modo que sejam perfeitas para projetos de variados portes e estilos arquitetônicos.
Sustentabilidade: uma necessidade nos dias atuais
Muito além de números e estatísticas, ter produtos desenvolvidos em madeira sustentável é uma medida que ajuda na proteção do meio ambiente, já que o recurso natural foi captado de uma maneira legal e pensada em sua plena preservação.
De quebra, fazer isso também reduz consideravelmente o mercado das empresas que utilizam madeira extraída por meios ilegais ou sem garantia de procedência, algo cujas consequências se refletem para além dos resultados financeiros.
No que depender de você, sempre opte por empresas responsáveis e corretas, que agem de acordo com todas as determinações legais e se preocupam com o futuro do planeta. Assim, o futuro tende a ser ainda melhor que o presente!
* Enzo Cury