Um estudo da University of Chicago, publicado nos “Archives of Internal Medicine” e divulgado pela Agência Notisa, discute a visão dos médicos com relação aos benefícios da religião e da espiritualidade no aproveitamento terapêutico dos pacientes.
Foram enviados questionários a 2000 profissionais norte-americanos, de diversas especialidades. Entre o universo que respondeu – 63% -, a maioria (56%) acredita que religião e espiritualidade têm muita influência sobre a saúde.
Setenta e seis por cento deles constataram que “a religião e a espiritualidade freqüentemente ajudam os pacientes a lidar com seu estado”. Tais crenças dariam ainda aos pacientes um estado mental positivo (75%), e forneceriam sustentação emocional e prática, principalmente através das respectivas comunidades religiosas (55%).
Rios voadores
Amanhã, às 14h, no Auditório da Agência Nacional das Águas – ANA – em Brasília, acontecerá o lançamento da Expedição Rios Voadores. O projeto vai seguir o rastro dos rios atmosféricos – correntes de ar que carregam umidade do norte para o sul do Brasil e são responsáveis por parte da chuva nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O casal de exploradores ambientais Gérard e Margi Moss, de avião, vai colher amostras do vapor d’água, que serão analisadas no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA) em Piracicaba, na perspectiva de identificar o “DNA” das chuvas que caem no país.
Prêmio
Hoje, Dia da Indústria, a Cavo Serviços e Meio Ambiente S.A. – empresa especializada em gestão ambiental de resíduos, águas e efluentes do Grupo Camargo Corrêa -, recebe o prêmio de empresa do ano em responsabilidade socioambiental, edição 2006, outorgado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O reconhecimento é resultado do trabalho realizado pela empresa no Aterro Sanitário da Caximba.
Edição anterior