A Market Analysis, empresa de pesquisa de mercado e opinião pública, acaba de divulgar parte do Monitor de Reputação Empresarial 2007, que revela como os consumidores brasileiros percebem a participação das companhias nas questões de meio ambiente e responsabilidade social.
De acordo com o estudo, empresas do setor químico, centrais nucleares e produtoras de carvão ocupam as três primeiras posições do ranking como prejudiciais ao meio ambiente, registrando 78%, 77% e 74%, respectivamente. Continuando a lista, as petroleiras representam 69% e as mineradoras 67%, com quarta e quinta indicação. O resultado aponta que aproximadamente oito em cada dez brasileiros enxergam as empresas atuantes nesses setores como responsáveis por danos aos ecossistemas.
Ainda nas posições de risco estão montadoras de automóveis (61%), empresas de alumínio (53%) e fornecedoras de gás natural (47%), também consideradas peças-chave na degradação do planeta. Na opinião dos brasileiros, os mercados de informática/TI (31%) e financeiro (19%) ocupam os dois últimos postos.
A versão 2007 do estudo será lançada em breve, com cerca de 70 páginas. As empresas interessadas em conhecer mais sobre a pesquisa e também as marcas que foram indicadas pelos consumidores devem entrar em contado pelo e-mail info@marketanalaysis.com.br.
Pelo Velho Chico
Hoje chega a Salvador a Caravana Nacional em Defesa do rio São Francisco e do Semi-árido. O grupo formado por mais de quinze pessoas deve percorrer 13 cidades de 10 estados, além do Distrito Federal. Na capital baiana, haverá debate na reitoria da Universidade Federal (UFBA), entrevista coletiva à imprensa e um ato público. À tarde, o grupo pretende visitar a Assembléia Legislativa e o cardeal Dom Geraldo Majella.
A viagem começou no dia 20 em Belo Horizonte (MG), onde a caravana se reuniu com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves; visitou a Assembléia e deputados; esteve com o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais e participou de ato em praça pública. No Rio de Janeiro (RJ), houve encontro com o prefeito da cidade, César Maia, e reunião na Associação Brasileira de Imprensa.
Agende-se
Será de 11 a 14 de novembro, em Teresópolis (RJ), o III SAPIS – Seminário Brasileiro sobre Áreas Protegidas e Inclusão Social. Clique aqui para conferir a programação e outras informações.
Edição anterior