“Uma Vida. Uma árvore”. Este é o mote da campanha que a Funerária Vaticano, de Curitiba (PR), lança agora, na semana do feriado religioso de Finados. O objetivo é fazer uma homenagem às pessoas falecidas, com a presença de familiares e amigos, e ajudar o meio ambiente com uma ação de neutralização de CO2.
Para marcar o início da campanha, a Funerária convidou 100 famílias que já utilizaram seus serviços para plantar, amanhã, 100 árvores nativas em um terreno de Almirante Tamandaré (PR), onde futuramente será construído o Cemitério Vaticano. “Daqui para frente, cada família que contratar nossos serviços receberá uma muda para plantar no local que escolher ou poderá ter a mesma plantada no nosso terreno”, explica Edson Cooper, diretor da empresa.
Edson acha que o gesto de plantar árvores, além de uma ação ecológica, é uma forma simbólica de homenagear as pessoas que faleceram. “Vamos tornar um hábito essa ação de reflorestamento, plantando um monumento vivo em homenagem a familiares e amigos”, acredita.
Conservação
A Aliança BioCerrado, lançada hoje no Clube Transatlântico, em São Paulo, é mais uma entidade a apoiar a Proposta de Emenda Constitucional que transforma o Cerrado em patrimônio nacional.
“Um dos pontos cruciais para a conservação do Cerrado é sua valorização como ecossistema importante para a biodiversidade e o suprimento de água para o Brasil”, disse a AmbienteBrasil Paulo Gustavo Prado, da Conservação Internacional, ONG que integra a Aliança, junto com a Bunge e a Oréades. (Leia matéria sobre o assunto em PEC do Cerrado pode finalmente desempacar de seus doze anos de tramitação no Senado)
Floresta
O Serviço Florestal Brasileiro publicará no dia 14 de novembro o edital de licitação para concessões de exploração sustentável na Floresta Nacional do Jamari em Rondônia. Inicialmente marcada para o dia 31 de outubro, a publicação do edital foi adiada atendendo a sugestões recebidas durante as audiências públicas e reuniões técnicas, organizadas pelo Serviço Florestal Brasileiro em Brasília e em Rondônia.
(30/10) Engenheiro agrônomo Jurandir Melado recebe Prêmio von Martius de Sustentabilidade