ECOLUNA – Em busca de soluções para o câncer relacionado ao ambiente de trabalho

O câncer ocupacional é originado devido à exposição a agentes carcinogênicos presentes no ambiente de trabalho. Mesmo após cessar a exposição; representa de 4% a 40% dos casos de câncer. Os fatores de risco podem ser externos (ambientais) ou endógenos (hereditários), estando ambos inter-relacionados e interagindo de várias formas para dar início às alterações celulares presentes na etiologia da doença. Durante pelo menos oito horas por dia, os trabalhadores podem estar expostos a algum tipo de agente cancerígeno, pondo em risco sua saúde.

Esse será o foco principal do “V Seminário Nacional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente no Brasil: Câncer Relacionado ao Trabalho”, onde os participantes vão buscar soluções através de Instituições afins, como o Instituto Nacional do Câncer – INCA -, para situações enfrentadas, por exemplo, nas indústrias químicas, farmacêuticas e petroquímicas, na área de segurança de equipamentos e de processos.

O evento vai acontecer no Senado Federal (Auditório Antônio Carlos Magalhães no Interlegis – Via N 2 – Anexo E), no próximo dia 6, das 9h às 14h. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelos telefones (61) 3468-5696 e 8465-3961 e pelo e-mail seminarios@integrabrasil.com.br.

Cães de aluguel

Foi aprovado em segundo turno nesta quarta-feira (28), na Câmara de Curitiba, projeto de lei que proíbe a locação, prestação de serviços, contratos de comodato ou cessão de cães para fins de guarda. A medida, proposta pela Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Meio Ambiente da Casa, determina como infratores o proprietário do cão e também do imóvel em que o animal esteja alojado ou vigiando, além daquele que contrate por escrito ou verbalmente o serviço.

Para os parlamentares membros da comissão, este tipo de iniciativa acompanha a tendência mundial de garantir, também aos animais, respeito e tratamento dignos afirmados pela Declaração Universal dos Direitos dos Animais, proclamada em assembléia da Unesco. Os infratores serão penalizados com multa de R$ 500, que poderá ser dobrada a cada reincidência.

AmbienteBrasil acompanhou o movimento pela proibição da locação de cães de guarda, liderado pela ONG curitibana SOS Bicho, na matéria Dois momentos de luta pelo bem estar dos animais.

Solidariedade

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Sergipe – estado em que a maior parte da população posiciona-se contra a transposição do rio São Francisco – divulgou ontem nota em solidariedade a Dom Cappio, novamente em greve de fome contra o projeto do Governo Federal.

Confira um trecho: “(…)A greve de fome é um instrumento de luta extremo somente utilizado por quem realmente tem compromisso e convicção com a causa que defende. Neste sentido, manifestamos nossa total solidariedade a Dom Frei Luiz Cappio, em mais um gesto e atitude em defesa do São Francisco e do povo brasileiro. Exigimos do governo federal a suspensão imediata das obras do projeto de transposição e a abertura de um amplo diálogo sobre o assunto, bem como a revitalização de toda a bacia do São Francisco, dentro de um contexto amplo e criterioso de implementação de ações efetivas de um programa de desenvolvimento sustentável da Bacia do Rio São Francisco e do semi-árido brasileiro.”

Edição anterior

(29/11) Programa de Aceleração do Crescimento, mudanças climáticas e povos indígenas