ECOLUNA – Golf ecológico no norte do Paraná

O Aguativa Golf Resort, no norte do Paraná, festeja a recomposição da mata ciliar que compõe 100 mil de seus 1,5 milhão de metros quadrados de área. O projeto teve início há quatro anos e partiu de um mapeamento das margens do rio Congonhas, que abastece a região. “A mata estava degradada desde muito antes da inauguração do resort, quando o superintendente Gilberto Neszlinger decidiu que aquela área voltaria a ser uma floresta”, explica Adriane Marinho, engenheira agrônoma do Aguativa e uma das coordenadoras do trabalho.

Para a elaboração e acompanhamento técnico do projeto ambiental, foram contratados os serviços especializados da equipe composta por Margit Boye, Cornélia Gamerschlag e Rudiger Boye, do Grupo Ecológico Vida Verde, que há 20 anos atua na região norte do Paraná, além do engenheiro florestal Astolpho Vilhena, que assina o projeto.

Cerca de duas mil mudas de 20 diferentes espécies nativas foram plantadas (como embaúba, cedro-rosa, canafístula, ipês, figueira, entre outras), monitoradas por dois anos e muitas já passam dos dois metros e entraram em fase de floração. A área já começa a sombrear e não há mais interferência de ervas daninhas. Há visitação de mamíferos e, graças à instalação de comedouros, diversas espécies de aves habitam o local. “A área está equilibrada em todos os sentidos”, diz Cornélia.

Apoio à pesquisa

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) vai destinar R$ 4 milhões para o financiamento de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Sociais Aplicadas.

As propostas devem ser apresentadas sob a forma de projeto de pesquisa e encaminhadas ao CNPq exclusivamente por meio do Formulário de Propostas Online, disponível no endereço http://efomento.cnpq.br/efomento, até o dia 17 de março. Os resultados vão ser divulgados em junho (clique aqui para conferir o edital na íntegra).

Eleição no Copam

ONGs e Entidades Civis de Minas Gerais têm até este dia 8 para indicar seus representantes para concorrerem às vagas de conselheiros nas próximas eleições do Conselho Estadual de Política Ambiental(Copam), órgão subordinado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Os setores produtivos e o Poder Público têm até o dia 15 de fevereiro para apresentar seus indicados.

Os editais estão disponíveis no site da Semad e as candidaturas somente serão aceitas mediante apresentação da documentação completa prevista neles.

Edição anterior

(30/01) Um válido questionamento sobre as lâmpadas fluorescentes