ECOLUNA – Filha de Tom Cruise, aos dois anos, toma puxão de orelhas por vestir peles

Informou o site Famosidades que a atriz norte-americana Katie Holmes recebeu uma carta do PETA, organização que luta pelos direitos dos animais, pedindo para ela tomasse cuidado com as roupas da filha Suri, de dois anos, fruto do casamento com o mega-astro Tom Cruise.

Escreveu o PETA: “Por favor seja vigilante com os pacotes que a Armani envia para Suri, pois eles podem ter incluído pêlo de coelho nas roupas da linha infantil. Imaginamos que Suri, como qualquer criança, nutra uma afeição pelos animais, e é por isso que achamos chocante que a marca tenha não apenas quebrado sua promessa mas também tentado levar crianças ao fetiche por roupas de pele”.

Tadinha da menina: aos dois anos já veste Armani e peles, não sabe nem a valoração disso perante a sociedade de consumo, e já fica no centro de polêmicas quanto aos direitos de humanos sobre os demais seres vivos.

Orgânicos no Japão

O Brasil esteve representado por seis empresas na BioFach Japão, evento realizado até dia 26 passado. Cia Orgânica (Café), Surya (Cosméticos), MV Export (Trading de exportação), Indiana (Açúcar Mascavo), Florestas (Cosméticos da marca Ikove) e Natural Fashion (roupas de algodão colorido naturalmente) expuseram seus produtos no estande do Projeto Organics Brasil, criado para fortalecer o setor brasileiro de orgânicos e viabilizar sua expansão no
mercado internacional.

Segundo Ming Liu, coordenador executivo do Organics Brasil, a participação na Biofach Japão é fundamental, uma vez que é crescente a procura por produtos orgânicos no mercado asiático. “No Japão, a busca pela qualidade de vida, que é um ensinamento tradicional e milenarmente conhecido, reforça ainda mais o valor agregado dos orgânicos”.

Mata Atlântica

O Subprograma Projeto Demonstrativos (PDA) do MMA aprovou 11 projetos da Chamada 5 para o bioma Mata Atlântica. As propostas foram avaliadas pela Comissão Executiva do subprograma nos dias 23 e 24. Serão destinados recursos da ordem de R$ 3.258.304,00. Cada projeto aprovado receberá até R$ 350 mil para ações em unidades de conservação na Mata Atlântica do Nordeste, políticas de desenvolvimento de territórios rurais, de crédito, assistência técnica e extensão rural, entre outros. A próxima etapa será a adequação das entidades às recomendações da Comissão.

Até o final do ano, o MMA fará o primeiro desembolso do recurso. Cada entidade terá dois anos para utilizar o valor na execução dos projetos. O PDA objetiva desenvolver conhecimentos para o aperfeiçoamento de políticas nas áreas de serviços ambientais, sistemas agroflorestais e turismo em bases comunitárias.

Menos GEE

O Banco Itaú lançou edital de seleção de projetos de redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) com o objetivo de compensar as emissões dos investidores no seu Fundo Ecomudança.

Podem participar da seleção projetos de eficientização do uso de energia, promoção do uso de energias renováveis e de melhorias no manejo de resíduos sólidos promovidos por organizações sem fins lucrativos constituídas e sediadas no Brasil.

O formulário de inscrição dos projetos, além de mais informações sobre o fundo de investimento e o processo seletivo, podem ser encontrados clicando aqui.