ECOLUNA – Ibama quer saber: você é contra ou a favor da caça amadora?

O Supremo Tribunal Federal (STF) está julgando uma ação sobre a legalidade da caça amadora no país e solicitou ao Ibama um parecer. O único estado que tem a atividade regulamentada é o Rio Grande do Sul, mas a caça está proibida de ser realizada desde 2005. Atualmente, os únicos tipos de caça permitidos são a de controle e a científica, mas somente podem ser realizadas após estudos sobre sua necessidade e com o dimensionamento dos respectivos impactos para as espécies.

De um lado, os defensores da caça amadorista alegam que as áreas em que transcorre a atividade são uma alternativa de uso sustentado à expansão agrícola e que o dinheiro arrecadado pelas associações é utilizado, também, como apoio na proteção a áreas de planos de manejo e de unidades de conservação.

Aqueles que são contrários à caça amadora alegam que a prática é cruel, que há suspeita de poluição ambiental, pois há emissão irregular de chumbo na biosfera, que faltam estudos e que a atividade não tem uma finalidade social relevante que a legitime.

Com essa explicação, o Ibama convida em seu site que a população se manifeste. “Você é contra ou a favor a manutenção da atividade no Brasil?” é a pergunta da enquete (para acessá-la, clique aqui).

Lixo e Cidadania

Segundo o IBGE, o Brasil possui cerca de 230 mil catadores de lixo, sendo que 17.655 estão no Rio de Janeiro. Assim, organizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis/Base Rio de Janeiro, juntamente com o Instituto Brasileiro de Inovações em Saúde Social (IBISS), será realizado na cidade o 1º. Congresso Estadual do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis.

O tema do evento é “Lixo e Cidadania” e ele acontece entre os dias 14 e 16 de novembro, no Centro Cultural da Ação e Cidadania, na Praça Mauá, com o patrocínio da Petrobras e Eletrobrás.

Alumínio

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) lança o 12º volume da série de Guias Técnicos do Alumínio, desta vez explorando o tema Reciclagem. Destinado a profissionais que atuam em todas as etapas da reciclagem do alumínio, o guia orienta sobre as melhores práticas a serem adotadas durante o processo, além de reiterar os já conhecidos benefícios econômicos e sociais da atividade.

Sustentabilidade

No programa Cidades e Soluções deste domingo, às 15h, confira como as construções sustentáveis ganham espaço no mercado americano. Já existem nos Estados Unidos mais de 1,5 mil construções comprovadamente sustentáveis. Em Nova York, são 26.

AmbienteBrasil abordou recentemente o assunto na reportagem Cinco perguntas sobre Construções sustentáveis e o certificado do setor.