EXCLUSIVO: Experiência canadense é destacada em Seminário Internacional sobre Agenda 21

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Foi encerrado neste domingo, 29, o Seminário Internacional “Experiências de Agenda 21: os desafios do nosso tempo”. O encontro foi realizado em Ponta Grossa, no Paraná e reuniu representantes de diversos países para intercâmbio de informações.

As inovações e experiências de Agenda 21 realizada em Quebec, no Canadá, foram destacadas durante a palestra magna da doutora e professora titular da Universidade de Quebec, em Chicoutimi, Christiane Gagnon. Entre as melhorias apontadas, ela reforçou a qualidade da água potável nas cidades e construção de ciclovias.

A Agenda 21 reúne uma série de medidas e recomendações para que a sociedade e os governos contribuam com a preservação ambiental. Segundo informações da assessoria de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná, Sema, foram abordados ainda temas como agricultura sustentável, agroecologia, gestão social e terceiro setor, biodiversidade, segurança alimentar e nutricional e gestão de recursos hídricos.

A coordenadora das ações da Agenda 21 no Paraná, Schirley Margaret dos Reis Branco, ressaltou a importância das discussões. “Além disso, estamos trabalhando com atividades baseadas no princípio da precaução, prevenção, responsabilidade, participação, cooperação e desenvolvimento sustentável”, disse.

Leia também: EXCLUSIVO: Representantes de municípios gaúchos se reúnem para discutir Agenda 21.
* Com informações da Sema.