O Museu da Amazônia, Musa, promove amanhã, 06, a palestra “Desvendando a vida dos golfinhos da Amazônia”, com a bióloga do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Inpa, Vera Silva, que coordena o Projeto Boto, desenvolvido na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, há 17 anos.
Durante o encontro serão apresentados os resultados dos estudos que permitiram conhecer mais sobre os hábitos e a vida desses animais. A pesquisadora vai abordar a biologia e ecologia das espécies e dados sobre os impactos da pesca e da ação humana.
Na região da Amazônia existem duas espécies endêmicas de golfinhos, o tucuxi e o boto-vermelho. Ambas são as únicas espécies de golgfinhos de água-doce que ocorrem no Novo Mundo segundo a pesquisadora. “Nós, humanos, usamos os mesmos recursos que os golfinhos, vivemos muito próximos, o que coloca essas espécies entre as mais ameaçadas”, disse.
A palestra é gratuita e tem início às 17 horas, na Avenida Constelação 16, Conjunto Morada do Sol, bairro Aleixo, em Manaus, AM.
*Com informações do Musa.