Um grupo de pesquisadores e biólogos redescobriram uma espécie rara de peixe no interior de Minas Gerais. Em 2004, eles iniciaram as buscas pela espécie Stygichthys typhlops, percorrendo por diversos locais na região de Jaíba. Eles se basearam em relatos de moradores do local.
A espécie pertence a ordem dos dos Characiformes, que tem entre seus membros os peixes como as piranhas e traíras, mas se diferencia, principalmente, por não apresentar olhos e pigmentação na pele.
A pesquisa foi liderada pelos ictiólogos Cristiano Moreira, professor do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de São Paulo, Unifesp Diadema, e Eleonora Trajano, da Universidade de São Paulo, USP.
Os pesquisadores afirmam que os peixes encontram-se em perigo de extinção por causa de consumo excessivo de água do Aquífero Jaíba, em Minas Gerais. “Trata-se de uma ameaça simples de resolver. Basta preservar o ambiente e adotar um programa para diminuir a retirada de água e evitar a contaminação do aquífero”, explicou Moreira. Já em 2004 os pesquisadores alertaram para o risco de extinção.
Os últimos relatos sobre a espécie datavam da década de 60. A descoberta contribui com os estudos sobre a morfologia e comportamento da espécie. Os pesquisadores fizeram uma descrição morfológica e análise do comportamento dos animais. “Agora pretendemos mostrar onde estas espécies se encaixam na evolução dos Characiformes e iniciar pesquisas mais aprofundadas sobre a espécie”, completou o pesquisador da Unifesp.
*Com informações da Unifesp.