Durante o primeiro sobrevoo realizado na temporada, pelo Baleia Franca, PBF-Brasil, entre Torres, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul e a Praia da Pinheira, no Litoral Central de Santa Catarina, foram avistadas 37 baleias, sendo 13 pares de fêmeas com filhotes.
O voo foi realizado em toda a região que abrange a Área de Proteção Ambiental, APA, da Baleia Franca. Segundo a Diretora de Pesquisa do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, Ph.D. em Biologia Animal, o número de espécies encontradas é normal. Em setembro devem ser encontrados mais animais.
“Para se ter uma ideia de como a quantidade avistada em julho não serve como referência para a expectativa da temporada, em 2006 tivemos recorde de avistagens, com aproximadamente 197 baleias franca registrada, enquanto o monitoramento aéreo do mês de julho daquele ano registrou apenas 11 indivíduos”, disse a pesquisadora.
O número de filhotes avistados chamou a atenção dos pesquisadores. “É comum termos muitos registros na região mais ao Sul de Santa Catarina e Norte do Rio Grande do Sul no mês de julho. Nossa estimativa é de que as baleias franca que visitaram o litoral brasileiro em 2007 retornem neste ano já com novos filhotes, em um novo ciclo reprodutivo. Isto representa um número de aproximadamente 100 baleias franca esperadas para 2010”, explicou a bióloga.
*Com informações do Projeto Baleia Franca.