Um estudo realizado pela estudante do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Angélica Maia Vieira, analisou a relação entre o povo indígena Paumari, que habita o sul do Amazonas, com o universo fluvial.
Com o tema “Índios fluviais: os Paumari e sua relação com o mundo aquático”, a pesquisa foi desenvolvida entre julho de 2009 e agosto de 2010. Foram destinados cerca de R$ 4 mil por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
“Procuramos estudar o padrão de residência, aspectos cosmológicos, grafismo e etc. Mas todos relacionados ao universo aquático”, disse a pesquisadora. Para o levantamento foram utilizadas fontes etnográficas e documentais.
O estudo revelou aspectos que comprovam a relação dos indígenas com o mundo aquático, como a utilização de balsas flutuantes e ocupação dos rios, lagos e várzeas. Para eles os elementos aquáticos não eram apenas fonte de alimento, de acordo com Angélica, “todo o cotidiano Paumari está intimamente relacionado com as águas: pintura corporal, produção de cestarias, atribuição de identidade humana, mitos e rituais que expressam visivelmente esta relação”, afirmou.
*Com informações da Agência Fapeam.