Preocupação ambiental, um excelente negócio

O Hotel Tropical Catarata Foz, no Parque Nacional do Iguaçu – uma das maiores reservas florestais do sul do Brasil – , ganhou mais uma certificação de qualidade nesta quarta-feira, 18: a SA 8000, de Responsabilidade Social. Foi a terceira certificação conquistada pelo Hotel, pioneiro na América do Sul, na obtenção da ISO 14.001, referente à qualificação ambiental, em 2000. O segundo certificado foi a ISO 9001:2000 – Sistema de Gestão da Qualidade, obtido em novembro de 2002.

A busca pela qualidade no atendimento e preocupação com diversos setores é característica do hotel, que completou um círculo de premiações aos esforços tanto na área de atendimento, quanto em responsabilidade social e ambiental. Para o gerente geral do Tropical das Cataratas, José Acir Borges, a certificação ambiental tem um significado especial: “Pela nossa localização – no Parque Nacional Iguaçu -, a certificação ambiental era quase uma obrigação. Mas o mais importante é que estamos conseguindo mantê-la, já são cinco anos com uma melhoria contínua no nosso sistema”.

O gerente conta que hotel passou por mudanças drásticas visando a obtenção da certificação ambiental, mas que os resultados foram muito positivos. “Foram medidas aparentemente simples, procedimentos que normalmente não se faziam, desde a separação do lixo até a criação de um centro de triagem, para encaminhamento para a reciclagem. Até mesmo o lixo úmido é resfriado e levado a um aterro sanitário autorizado pela Prefeitura”.

Borges explica algumas dessas mudanças na prática:

  • O hotel possui um sistema economizador de energia, que reconhece através da chave inserida na porta, a presença do hóspede, ou seja, mesmo que ele esqueça de apagar a luz, ela será desligada. Lâmpadas econômicas também passaram a ser utilizadas.
  • No banheiro, os hóspedes encontram tampas plásticas para vedar o escoamento da pia de uso pessoal. Além de procedimento ecologicamente correto, o hotel comemora a economia de água.
  • Os quartos possuem sistema de separação de lixo, para que hóspede inicie, ele mesmo, o processo. Além dessa primeira seleção, as camareiras possuem carrinhos adaptados, para o transporte dos diferentes tipos de resíduos. Passada ainda essa etapa, o hotel conta com o sistema de triagem, que finaliza a separação. O hotel também tem iniciativas de tratamento de resíduos como lâmpadas, baterias, pilhas, tintas, óleo de cozinha, lubrificantes, bem como a redução e reutilização de embalagens retornáveis.
  • Ainda em seus aposentos, o hóspede pode deixar as toalhas de banho secando, em um local apropriado, podendo ser usadas novamente. Isso economiza água, energia e o uso de materiais de limpeza que representam um alto risco ao meio ambiente.
  • Na lavanderia houve um aprimoramento nos processos, com o uso total da capacidade das máquinas de lavar roupas. “Antes, usava-se 66 litros de água para a lavagem de roupas de enxoval – roupas de cama e toalhas – por hóspede , hoje são apenas 33 litros.”, diz Borges.

O investimento em meio ambiente trouxe bons resultados para o Catarata Foz. Somente a economia relacionada à utilização de energia representa uma redução de custos que poderia abastecer o imóvel por quatro meses, isso sem avaliar a economia de água, produtos, entre outros. “Cerca de noventa e seis por cento de nossos clientes são estrangeiros, principalmente europeus, que respeitam a responsabilidade ambiental”, diz o gerente, contabilizando também ganhos à imagem do empreendimento. “O meio ambiente precisa. Todas as empresas deveriam ter essa preocupação e efetivamente colocá-la em prática. Assim diminuiremos o impacto ambiental”.

Borges ainda faz um apelo: “Nos copiem, façam melhor ainda do que nós. Assim teremos recursos naturais que sobreviverão aos nosso filhos, netos…”