Estudantes de São Paulo vão a Amazônia para produção de reportagens e fazem boletim para o Portal Ambiente Brasil

O Oboré Projetos Especiais em Comunicação e Artes de São Paulo promoveu, entre os meses de maio e junho, a quarta edição do curso de complementação universitária “Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter”, no qual 15 estudantes de jornalismo foram selecionados para irem a Amazônia.

Dentre eles, dois estudantes da Faculdade Rio Branco, Fernando Lima e Marjorie Niele, que irão desenvolver, ao longo de uma semana, de 5 a 10 de julho, matérias sobre a Operação Curare, projeto do Exército Brasileiro que tem o objetivo de reforçar a fiscalização fronteiriça da Amazônia Legal com países vizinhos.

Os dois futuros jornalistas produzirão, diariamente, cobertura especial para o Portal Ambiente Brasil, diretamente das capitais Manaus e Boa Vista, sobre o andamento das reportagens e desenvolvimentos dos estudos realizados durante a viagem.

O roteiro de viagem dos estudantes, que serão mediados pela CCOMSEx – Centro de Comunicação Social do Exército, passará pelos estados de Roraima e Amazonas. Além disso, ainda está na programação uma conferência de imprensa na maior base militar do país.

Para realizar o alicerce do projeto ocorreu um estudo de preparação, reunindo especialistas e pesquisadores da Amazônia de diferentes áreas, grandes nomes como General Eduardo Villas Boas, Marcos Buckeridge, Eduardo Goes Neves, Maritta Koch-Wesser, Ariovaldo Umbelino de Oliveira e Guilherme Leite Dias.

O Projeto é um curso voltado para os estudantes de jornalismo para capacitar e incentivar os futuros profissionais. Para Sérgio Gomes, diretor da OBORÉ, “o Repórter do Futuro é uma resposta ao anseio de muitos alunos e professores empenhados em conquistar um outro padrão de qualidade e competência”.

Saiba mais sobre o Projeto “Descobrir a Amazônia, Descobrir-se Repórter” no site www.obore.com.br.