Você pode fazer a sua parte para insetos cultivando muita folhagem em seu jardim, segundo um estudo.
Insetos que habitam o solo, como besouros, geralmente se beneficiam de uma vegetação densa, incluindo sempre-vivas.
As aranhas, no entanto, preferem um pouco de terra nua – como uma área careca em um gramado ou um canteiro de flores escasso.
Os alarmes estão tocando sobre um declínio global de insetos. Estudos recentes sugerem que as populações estão despencando devido à perda de natureza e pesticidas.
Nesse cenário, novas pesquisas, publicadas na Biodiversity and Conservation, investigaram como as plantas podem suportar melhor todas as formas de vida dos insetos.
“A principal mensagem é: quanto mais folhagem houver, mais invertebrados você terá em seu jardim”, disse Andrew Salisbury, principal entomologista da Royal Horticultural Society.
“Os jardineiros podem fazer muita diferença apenas cultivando coisas em seus jardins, facilitando um pouco a organização e evitando o uso de pesticidas sempre que possível”.
Embora o plantio denso seja bom para os insetos em geral, um grupo específico de invertebrados, as aranhas que vivem no chão, ao invés de tecer teias, se saem melhor quando há algumas manchas nuas no solo.
“Pode ser que com menos folhagem, principalmente no nível do solo – elas possam se mover mais livremente e caçar mais livremente”, disse o entomologista.
Os pesquisadores analisaram como os invertebrados prosperam em diferentes combinações de plantio, incluindo espécies nativas, quase nativas e exóticas.
Eles concluíram que o cultivo de uma grande variedade de plantas era importante, com um viés para espécies nativas e quase nativas. E plantas sempre-verdes como azevinho, sarcococcas e pitósporo podem ter um papel especial a desempenhar nos invertebrados, fornecendo abrigo durante os meses de inverno para joaninhas, colêmbolos e besouros terrestres.
Dicas para atrair invertebrados em jardins:
Deixe o plantio preencher, mas mantenha algumas áreas mais escassas para ajudar grupos específicos, principalmente aranhas;
Use muitas plantas nativas e quase nativas para apoiar o maior número de invertebrados ativos no solo;
Tente incluir algumas sempre-vivas em seu jardim para dar abrigo aos invertebrados;
Quanto maior a variedade de plantas em um jardim, mais rica será a diversidade de invertebrados que ela ajudará.
Fonte: BBC News / Helen Briggs
Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em inglês acesse: https://www.bbc.com/news/science-environment-50663818