Quando a fala foi inventada? Um cientista da linguagem explica como essa característica única dos seres humanos pode ter evoluído

Os seres humanos são os únicos animais que expressam seus pensamentos em frases completas. Fonte: Oliver Rossi/DigitalVision via Getty Images.
Os seres humanos são os únicos animais que expressam seus pensamentos em frases completas. Fonte: Oliver Rossi/DigitalVision via Getty Images.

A verdade é que ninguém sabe ao certo quando o falar foi “inventado”. É um grande mistério. Mas, como cientista da linguagem há 15 anos, posso dizer nosso melhor palpite sobre quando as pessoas começaram a falar umas com as outras usando a linguagem e como achamos que isso começou.

A linguagem humana e há quanto tempo existe

Falar é uma atividade exclusiva do Homo sapiens, nossa espécie. Em todas as culturas onde a maioria das pessoas pode ouvir, as pessoas falam com a linguagem falada. E em grupos onde muitas pessoas são surdas – como em certas aldeias onde muitas pessoas nascem surdas por razões genéticas – ou em comunidades surdas em todo o mundo, as pessoas falam com as mãos, usando línguas de sinais. Existem muitas línguas de sinais diferentes, assim como existem muitas línguas faladas diferentes.

Os pássaros cantam canções. Os cães latem e os gatos miam. Mas essas formas de comunicação são simples em comparação com a linguagem humana. Um animal pode fazer 10 sons diferentes, por exemplo, mas um humano adulto sabe mais de 20.000 palavras. Além disso, somos o único animal que expressa pensamentos em frases completas. Como a linguagem é exclusiva dos humanos e tão diferente de qualquer outra coisa no reino animal, os pesquisadores não acham que a linguagem foi inventada; em vez disso, achamos que progrediu durante a evolução dos seres humanos de outros macacos.

Então, para descobrir quando a conversa começou, você tem que olhar para trás quando os humanos evoluíram. Os cientistas acreditam que os humanos como os conhecemos hoje provavelmente evoluíram a cerca de 300.000 anos atrás. Alguns de nossos ancestrais evolucionários como o Homo erectus e primos como os neandertais também podem ter linguagem, mas os pesquisadores não sabem ao certo.

Os cientistas acreditam que os ancestrais dos humanos modernos também podem ter usado a fala. Fonte: Altmodern/E+ via Getty Images.
Os cientistas acreditam que os ancestrais dos humanos modernos também podem ter usado a fala. Fonte: Altmodern/E+ via Getty Images.

O incrível é que, durante quase todo esse tempo, tudo o que as pessoas faziam com a linguagem era falar; não havia leitura ou escrita até cerca de 5.000 anos atrás, o que é recente em comparação com o tempo que os humanos modernos existem. Durante quase todo o tempo em que os humanos existiram no planeta Terra, ninguém leu um livro ou uma placa, ou escreveu seu nome.

As pessoas começaram a anotar as coisas para que pudessem acompanhar as contas. Por exemplo, se o Fazendeiro Joe devia três ovelhas à Fazendeira Jill, então eles desenhavam uma ovelha e escreviam três marcas. Eventualmente, essas pequenas imagens se transformaram em hieróglifos e depois nas letras que usamos hoje para escrever todos os tipos de coisas, como listas de compras, poemas e histórias.

De onde vem a fala

Outra questão que você pode se perguntar é de onde vem a fala. Antes das pessoas usarem a linguagem, como elas se comunicavam? Elas apenas faziam sons um para o outro como os animais fazem? A verdade é que também não sabemos a resposta. Mas há duas teorias principais.

A primeira teoria é que a linguagem começou com pessoas fazendo sons diferentes, principalmente imitando as coisas ao seu redor, como chamados de animais, sons da natureza e sons de ferramentas. Eventualmente, elas começaram a usar esses sons para falar umas com as outras. Elas podem fazer o som do vento soprando para falar sobre o tempo ou imitar o som de um pássaro para dizer a um amigo que havia um pássaro por perto. Então, ao longo de centenas de milhares de anos, esses sons se transformaram em palavras que as pessoas começaram a aprender como parte de sua língua. Em algum momento, as pessoas começaram a juntar as palavras para formar frases.

A outra teoria principal, que é uma ideia mais recente, é que as pessoas começaram gesticulando – apontando coisas com as mãos, imitando ações usando seus corpos e fazendo rostos. Eventualmente, esses gestos se transformaram em uma linguagem de sinais completa. Este processo continua hoje em aldeias onde muitas pessoas são surdas. Se várias pessoas surdas que não conhecem uma língua de sinais se reunirem, elas inventarão uma espontaneamente dentro de alguns anos.

Essa teoria supõe que, depois de desenvolver as línguas de sinais, as pessoas começaram a emitir sons junto com seus gestos. Em algum momento, elas passaram a fazer principalmente sons que se tornaram palavras, em vez de apenas usar seus corpos. A razão pela qual elas passaram a emitir sons, segundo a teoria, é que falar em voz alta permite que você se comunique com alguém mesmo quando não pode vê-lo.

Grandes questões como essa nos permitem explorar o que significa ser um humano. Somente os humanos têm linguagem, então descobrir de onde vem a linguagem é uma maneira de descobrir de onde viemos também.

Fonte: The Conversation / Richard Futrell
Tradução: Redação Ambientebrasil / Maria Beatriz Ayello Leite
Para ler a reportagem original em inglês acesse:
https://theconversation.com/when-was-talking-invented-a-language-scientist-explains-how-this-unique-feature-of-human-beings-may-have-evolved-186877