A agência espacial japonesa lançou com sucesso nesta sexta-feira um foguete transportando um satélite meteorológico, cuja finalidade é monitorar com maior precisão a precipitação de chuva em quase todo planeta, o que pode ajudar os cientistas na prevenção de tempestades.
O foguete H2A foi lançado do Centro Espacial de Tanegashima, no sul do país, às 3h37 do horário local, de acordo com a Agência de Exploração Espacial do Japão (Jaxa, na sigla em inglês). O satélite foi liberado após 16 minutos de voo do foguete, a uma altura de 400 quilômetros.
O satélite foi desenvolvido em conjunto com os Estados Unidos. Atualmente, os pesquisadores podem obter dados detalhados sobre a chuva somente acima da linha do Equador, apesar da grande quantidade de imagens fornecidas pelos radares em órbita. O novo satélite deve oferecer informações sobre 90% da superfície terrestre, utilizando também dados coletados por outros satélites já existentes.
Os dados obtidos serão compartilhados globalmente e deverão ajudar na previsão do curso e desenvolvimento de tufões e tempestades. (Fonte: Terra)