“Conhecendo aves silvestres brasileiras” de autoria de Bianca L. Reinert, Marcos R. Bornschein e Ricardo Belmonte-Lopes é um livreto de 166 páginas, com fotos belíssimas de 68 espécies de aves brasileiras, que pode ser muito útil como fonte de consulta e também para auxílio na identificação. O lançamento ocorreu durante o XII Congresso Brasileiro de Ornitologia, realizado no campus da FURB, em Blumenau (SC), entre os dias 21 e 26 deste mês.
O livro foi editado pelo Grupo Ecológico Vida Verde sediado em Cornélio Procópio (PR), tendo surgido após um levantamento realizado pelos autores nas reservas daquele município do norte pioneiro paranaense.
Essa instituição, uma das ONGs ambientalistas mais antigas do Paraná, foi criada em 1987 destacando-se desde então na proteção da natureza, educação ambiental no âmbito regional e no apoio ofertado a pesquisadores que se interessam pela região.
No guia há vários tópicos de grande utilidade na observação de aves, incluindo um capítulo especial “Como observar aves”. Para cada espécie há uma foto, nome científico, popular e vernacular em inglês, tamanho, peso e informações gerais sobre comportamento, alimentação, reprodução e distribuição geográfica.
Para Fernando Straube, da Sociedade Mülleriana, os dados ali apresentados são de extrema importância, porque somam diversos tópicos obtidos pelos autores diretamente no campo, o que aumenta ainda mais importância literária do guia. “É uma bela obra, que pode – e deve – ser usada por todos aqueles que pensam que ainda têm muito o que aprender. E também para os que gostam de admirar boas fotos. Vale a pena!”, afirma o ornitólogo em sua resenha da obra.
As fotos são de autoria de dois dos autores, além de Zig Koch, Edson Endrigo e Rüdiger
Boye. (ambientebrasil)
Serviço
Grupo Ecológico Vida Verde
Bosque Municipal Manoel Júlio de Almeida, s/nº
Ecocentro Vida Verde – cep: 86300-970
Cornélio Procópio – PR