Reino Unido tem mês de dezembro mais quente em mais de um século

O Reino Unido experimentou seu mês de dezembro mais quente e o segundo mais chuvoso há mais de um século, segundo os últimos dados divulgados nesta quinta-feira pelo Escritório Meteorológico (Met).

De acordo com o organismo público, o final de 2015 teve temperaturas médias de 8ºC, mais típicas da primavera e que estão 4,1ºC acima da média habitual nesta época do ano.

O recorde anterior foi registrado em 1934, com uma temperatura média de 6,9ºC em território britânico.

Este dezembro, no qual três tempestades castigaram o Reino Unido causando graves inundações, foi também o segundo mais chuvoso desde que em 1910 começaram os registros estatísticos, com precipitações médias de 211 milímetros de altura.

Isto pode ser comparado com os 213 milímetros contabilizados em dezembro de 1929, indicou o Met, que usa esta medida em seus cálculos com pluviômetro.

Para a Escócia e Gales, este foi o dezembro mais úmido desde 1910, com 333,1 e 321 milímetros de altura de precipitações respectivamente.

“As temperaturas deste mês de dezembro foram mais parecidas com as de abril ou maio”, disse o Escritório Meteorológico.

O Met antecipou, além disso, que 2015 poderia se situar entre os dez anos mais chuvosos registrados.

O ano mais chuvoso contabilizado até o momento foi 2000, quando caiu uma média de 1.337 milímetros água no país, segundo o Met.

Vários pontos do Reino Unido, principalmente na Escócia e no norte da Inglaterra, seguem hoje em alerta de inundações pelas tempestades Desmond, Eva e Frank que nos últimos dias castigaram o território britânico e cujos potentes efeitos os especialistas atribuíram em boa medida à mudança climática. (Fonte: Terra)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5