Ciclone raro no Brasil deixa mar agitado e atrai surfistas no ES

Um ciclone subtropical raro no Brasil atua no Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia. Por causa do fenômeno, o mar ficou agitado em toda a costa capixaba, nesta quarta-feira (6).

A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca válido pelos próximos dois dias para o litoral entre Arraial do Cabo (RJ) e Conceição da Barra (ES).

As ondas podem chegar a 2,5 metros de altura.

Surfistas e banhistas já observaram a diferença na manhã desta quarta-feira nas praias de Vitória.

Meteorologia – De acordo com a meteorologista Fabiana Weykamp, o fenômeno foi localizado a uma grande distância da costa brasileira, cerca de 700 quilômetros. Por isso, não oferece riscos de grandes contratempos para a orla.

A recomendação da meteorologista é que banhistas tenham cuidado redobrado e que pequenas embarcações de pesca não entrem no mar no Espírito Santo, entre quarta e quinta-feira (7).

“O ciclone extratropical é mais comum de se formar no Brasil. Esse, no caso, é um subtropical, tem uma estrutura diferente. Como ele está afastado, não terá tanto impacto nas condições de tempo. Porém, deixa o mar agitado, entre hoje e amanhã (quinta) no litoral do Espírito Santo”, explica a meteorologista.

O ciclone subtropical é caracterizado como uma área de baixa pressão, organizada, com ar quente por baixo e ar frio na superfície.

Ventos – Em virtude da mudança, capixabas e turistas no litoral podem ser surpreendidos por rajadas de vento de até 50km/h.

A maior preocupação da Marinha, entretanto, é com os pescadores que trabalham no Espírito Santo.

“Em alto mar, as ondas são mais elevadas. Para pescadores, é uma preocupação esse mar agitado. Até amanhã de manhã, na Costa, as ondas podem chegar facilmente a 2 metros. O maior problema é alto mar. Pequenas embarcações devem evitar sair por conta do mar agitado”, destaca Fabiana.

Chamado de Deni, nome que em tupi-guarani significa “tribo indígena”, este é o sexto ciclone que recebeu nome na costa do Brasil.

A nomenclatura segue uma lista da Marinha para fenômenos anômalos. A previsão é de que o Deni se afaste do país na sexta-feira (8). (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags ,
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5