Concurso premia projetos de eficiência energética

Universitários e profissionais de arquitetura e engenharia têm até 31 de outubro para se inscrever no 1º Prêmio Projetando Edificações Energeticamente Eficientes (ProjetEEE). Os interessados poderão apresentar projetos em duas categorias: estudantes ou profissionais. O concurso é resultado do projeto Transformação de Mercado de Eficiência Energética (Projeto 3E), que promove a eficiência energética em edificações comerciais e públicas com o objetivo de contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

O foco é apresentar propostas inovadoras que considerem as condições climáticas locais na construção de edificações. Para isso, cada participante ou equipe multidisciplinar deverá apresentar um projeto com as adequações necessárias para ser implantado em duas zonas bioclimáticas diferentes. Ou seja, uma mesma demanda será resolvida de duas formas distintas, de acordo com as diretrizes bioclimáticas de cada uma das duas zonas escolhidas.

O objetivo é propor estratégias, soluções e técnicas construtivas que abordem as diferenças de cada implantação capaz de impactar positivamente o local, com identidade cultural e atendendo a requisitos técnicos de vedações, acabamentos e durabilidade, respeitando leis e normas, dentro de um custo orçamentário equilibrado.

Cada um dos vencedores indicado pela Comissão de Seleção e Premiação receberá curso Green Building Council Brasil, além de certificado específico. Os cinco primeiros colocados em cada categoria terão seus trabalhos publicados na revista GBC – Brasil.

SAIBA MAIS

A plataforma ProjetEEE é um dos resultados do Projeto 3E, em continuidade a uma iniciativa do PROCEL/Eletrobrás e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com o intuito de fortalecer a capacitação técnica e contribuir com referências climáticas brasileiras para o desenvolvimento de projetos de edifícios eficientes. A plataforma será base de informações a ser usada como referência no levantamento de estratégias bioclimáticas para o planejamento e desenvolvimento dos desenhos arquitetônicos.

Fonte: MMA

Esta entrada foi escrita emClipping e tags , ,