Prêmio divulga melhores fotos de fenômenos climáticos ao redor do mundo

Confira a história por trás de algumas das vencedoras desta edição, que mostram não só a beleza e a força da natureza, como também os efeitos das mudanças climáticas.

Concurso elege as melhores fotos do clima em 2020 (Foto: Sabrina Garofoli / RMets)

A Royal Meteorological Society anunciou no último sábado (17) os vencedores de seu concurso anual de fotografia meteorológica do ano, ou seja, os melhores registros do clima em 2020. Copatrocinado pela AccuWeather, a competição analisou mais de 7.700 fotografias, entre as quais os jurados escolheram 26 vencedoras. Veja abaixo algumas delas:

Nevasca 

Nevasca atinge pessoas na cidade de Nova Iorque (Foto: Rudolf Sulgan / RMets)

A foto nomeada como Blizzard, ou “Nevasca”, ganhou o título de vencedora do concurso de fotografia neste ano. Tirada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, o fotógrafo Rudolf Sulgan afirma que sua intenção é chamar a atenção para as mudanças climáticas que acontecem nos últimos anos. 

Leia também:

El Chatén 

“El Chaltén”, na Argentina (Foto: Francisco Javier Negroni Rodriguez / RMets)

A foto foi tirada pelo chileno Francisco Javier Negroni Rodriguez na região de El Chatén, na Argentina, em 2019. Ele conta ter ficado mais de uma hora andando pelo local para encontrar onde pudesse fazer alguns registros e mostrar a mudança repentina de clima na Patagônia. Nuvens com “formato de lente” ou parecidas com “discos voadores” são conhecidas como nuvens lenticulares e são muito raras, se formando quando o ar úmido e estável flui sobre uma montanha.

Tempestade de Sa Foradada

Tempestades em Maiorca, na Espanha (Foto: Marc Marco Ripoll / RMets)

O fotógrafo diz ter ficado esperando pela tempestade que se aproximava para tentar fazer alguns cliques da região, localizada na Maiorca, na Espanha. “Não lembro se a lua estava cheia, mas lembro que era muito grande. Isso foi perfeito, porque a lua ia iluminar toda a terra e o mar e dar mais cor ao cenário. Eu escolhi minha composição e tirei muitas fotos até a tempestade cair sobre mim. Ver a tempestade e os relâmpagos naquela noite foi algo incrível”, ele conta. 

Tesouro de Baikal

Tesouro de Baikal foi eleita a favorita do público (Foto: Alexey Trofimov / RMets)

Eleita como favorita do público, essa fotografia foi tirada por Alexey Trofimov, em 2013, na região do Lago Baikal, na Rússia. A foto foi tirada ao meio dia e mostra os blocos de gelo cobertos por neve. A luz do sol refletida na cena deu um toque especial à foto. 

Monstro

Nuvem em forma de “monstro” na Croácia ganha segundo lugar em prêmio (Foto: Maja Kraljik / RMets)

 A fotografia clicada por Maja Kraljik, na Croácia, chama a atenção pela sua enorme nuvem que parece “abocanhar” a região. A fotógrafa conta ter esperado mais de duas horas pela chegada da nuvem para conseguir fazer o clique preciso. 

Lágrimas das Montanhas

“Tear Hills” ou “Lágrimas das Montanhas”, na região do Vietnã (Foto: Vu Trung Huan / RMets )

A fotografia registra lindas montanhas na região do Vietnã e foi clicada por Vu Trung Huan, em outubro de 2019. Para quem ama a natureza, gosta de ver o nascer do sol, ao ficar no topo do morro, é possível sentir com mais clareza a transição entre o dia e a noite.

Fonte: Galileu