Hoje, 30, e amanhã, a Fundação O Boticário de Proteção à Natureza promove, em Curitiba, PR, o Seminário Impactos das Mudanças Climáticas sobre Espécies e Ecossistemas: Lacunas de Conhecimento.
O evento reúne especialistas, pesquisadores e acadêmicos de diversos lugares, principalmente do Sul e Sudeste do Brasil. Ao todo serão 37 representantes de ONGs, institutos de pesquisa nacionais, universidades e órgãos ambientais.
O encontro tem como proposta mapear a produção do conhecimento sobre o tema, de forma a identificar lacunas que necessitem aprofundamentos científicos.
Será discutida a implantação de um Polo de Pesquisas sobre Vulnerabilidade e Adaptação de Espécies e Ecossistemas às Mudanças Climáticas na região do Complexo Estuarino-Lagunar de Iguape-Cananéia-Paranaguá, que fica na divisa do estado do Paraná com São Paulo.
As discussões darão origem a um edital de apoio a projetos para a solução das lacunas de conhecimento identificadas durante o seminário. Esses projetos receberão financiamento da Fundação O Boticário.
A diretora executiva da Fundação O Boticário, Malu Nunes, explicou que o seminário e o Polo fazem parte de um projeto que visa propor práticas de manejo que possam reduzir os impactos das mudanças climáticas sobre os ecossistemas.
“Nossa expectativa é de que os resultados de pesquisas executadas no polo possam contribuir para a elaboração de políticas públicas de proteção de áreas naturais, além de serem incorporados no manejo de unidades de conservação. Ao serem incorporados, espera-se reduzir a perda da biodiversidade causada pelas mudanças climáticas na Mata Atlântica”, afirmou.
*Com informações da ascom.