Agentes do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis apreenderam 1,4 tonelada de palmito, que representam o abate ilegal de cerca de três mil pés de açaizeiros. O produto florestal foi localizado em um barco no Porto São Benedito, bairro do Jurunas, orla fluvial de Belém (PA), sem nenhum documento comprovando a origem do produto. O infrator, ainda não identificado, será autuado por crime ambiental e multado em setenta mil reais por transportar, armazenar e comercializar produto florestal sem autorização do órgão ambiental.
O palmito extraído ilegalmente no município de Muaná, Ilha do Marajó, seria exportado através da rodovia Belém-Brasília para o sul do país. Esta é a terceira apreensão do ano, que em três meses somam mais de 28 toneladas de palmito beneficiado confiscado pelo órgão no Pará.
Segundo Marcílio Monteiro, gerente executivo do Ibama no Pará, as apreensões sistemáticas de palmito, entre outros produtos da flora e fauna amazônica, resultam do planejamento das ações de fiscalização na orla fluvial da cidade. Até o final de abril todo o palmito apreendido será doado a instituições de caridade do Pará. (Ascom Ibama)