A Gerência Executiva do Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis na Bahia inaugura nesta sexta-feira, dia 07, às 9h30, no município de Ituberá, o 1º Núcleo de Proteção Ambiental da Mata Atlântica. Localizado na região Baixo Sul do Estado, no centro de uma área rica em Manguezais, o Núcleo funcionará como apoio às ações do Órgão nos setores de fiscalização, educação ambiental e licenciamento das atividades relacionadas a petróleo e gás.
Segundo o gerente executivo do Ibama na Bahia, Julio Rocha, a implantação do Núcleo de Proteção Ambiental no município de Ituberá vai reforçar institucionalmente a presença do Órgão na região, através da participação em Conselhos Regionais de Meio Ambiente e parcerias com Prefeituras Municipais e entidades ambientalistas.
O imóvel que abrigará o recém criado Núcleo de Proteção Ambiental é próprio do Órgão. Até pouco tempo, ele estava cedido através de comodato a Prefeitura Municipal de Ituberá e funcionava como o Posto Médico da cidade. Devolvido ao Ibama no início do ano, o imóvel passou por uma ampla reforma visando à implantação do novo projeto. E, recentemente, quatro servidores oriundos do Escritório Regional de Santo Antonio de Jesus, foram lotados na nova Unidade.
A escolha de Ituberá para implantação do Núcleo de Proteção Ambiental foi estratégica, dada a localização privilegiada do município. Distante 362 quilômetros de Salvador e próxima aos municípios de Valença e Camamú, duas importantes áreas ecológicas do Estado, Ituberá já funcionava como Posto Avançado do Ibama, ocupando uma sala no Serviço de Atendimento ao Consumidor ? SAC municipal. A partir de agora, com a implantação do Núcleo como Unidade, a presença do Órgão se torna efetiva.
(Ascom Ibama-BA)