O governador do Paraná, Roberto Requião, e o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Luiz Eduardo Cheida, assinam nesta terça-feira (15), em solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba (PR), o decreto que institui a Política Estadual de Proteção à Fauna Silvestre, estabelecendo o primeiro Sistema de Proteção à Fauna em nível estadual.
O Paraná ocupa atualmente a segunda colocação em número de animais traficados no país.
Durante o evento será lançada a revisão no Livro Vermelho da Fauna Paranaense. O projeto “Estudo da situação das espécies da fauna e sua conservação no estado do Paraná”, é formado por um diagnóstico sobre 344 espécies ameaçadas de extinção no Estado. Nesta nova versão foi incluída a análise do status das espécies de todos os grupos de vertebrados, como peixes e anfíbios, que não estavam presentes na versão anterior (1995) .
O secretário Cheida deverá assinar ainda a resolução que estabelece o grupo de trabalho para a instituição do Conselho Estadual de Conservação da Fauna Silvestre. A idéia é que o Conselho seja formado por representantes do governo e da sociedade civil a fim de orientar as ações para a preservação da fauna paranaense. Com a criação do Conselho, o Paraná será o primeiro estado brasileiro a contar com esforço conjunto – da sociedade civil e poder público – em benefício dos animais nativos. (Ascom Sema PR)