O Centro de Conservação de Répteis e Anfíbios – RAN e a Gerência Executiva do Ibama em Goiás, lançam, no dia 5 de julho, a Temporada Araguaia 2004 de Educação Ambiental. O trabalho tem a parceria do Corpo de Bombeiros, da Agência Ambiental e Batalhão Ambiental de Goiás. A temporada vai do dia 5 ao dia 31 de julho. O evento será em Goiânia (av. Assis Chateaubriand, 417 – Setor Oeste).
O objetivo da campanha é preservar o rio Araguaia e seus afluentes nesta época do ano em que o leito do rio baixa, formando praias de areia branca que atraem milhares de turistas de todo o Brasil.
O trabalho de preservação do rio Araguaia e afluentes é referência para os demais estados brasileiros devido ao ordenamento pesqueiro, a padronização do comportamento por parte dos freqüentadores e pessoas que acampam no local.
A operação vai contar com veículos, barcos, motores de popa, pilotos, voluntários residentes na região e estagiários. Os estudantes são da Universidade Federal e da Universidade Católica de Goiás. Os estudantes atuarão em conjunto com órgãos ambientais e parceiros com objetivo de ajudar na preservação do rio.
A atividade, que envolve cerca de 140 pessoas, acontecerá na Área de Proteção Ambiental Meandros – APA do Araguaia. O trabalho terá ainda a participação do Grupo Intermunicipal de Conservação da Bacia do Araguaia – GIBA. (IBAMA)