Inscrições para o II Curso de Especialização em Pedologia Aplicada do IAC vão até 30/09

As inscrições para o II Curso à Distância de Especialização em Pedologia Aplicada, realizado pelo IAC – Instituto Agronômico, podem ser feitas até o dia 30 de setembro, via internet, no site do IAC.

Ministrado via internet, o curso é direcionado aos profissionais que, de algum modo, utilizam o solo para desenvolver suas atividades. Com duração de 11 meses, as atividades terão início em 4 de outubro de 2004 e término em 13 de setembro de 2005.

A metodologia da educação à distância, adotada pelos pesquisadores, tem por objetivo treinar os diversos profissionais que trabalham direta ou indiretamente com o uso do solo, como professores, geógrafos, planejadores do uso da terra, extensionistas agropecuários e engenheiros – agrônomos, sanitaristas, urbanistas e civis.

De acordo com o pesquisador do IAC e coordenador do curso, João Bertoldo de Oliveira, os recentes avanços na geração de conhecimentos de pedologia aplicada requerem uma contínua capacitação dos profissionais que atuam nessa área. “Para produção de mapas de solos, mapas de capacidade de uso,
limitações e aptidão das terras, os profissionais devem conhecer, cada vez mais, as tecnologias geradas, para um planejamento adequado do meio físico”, salienta.

Aplicação profissional – O pesquisador exemplifica a aplicação do conhecimento adquirido pelos profissionais a que se destina o curso, como o engenheiro agrônomo, “que ao utilizar mapa de solos, poderá elaborar um mapa de capacidade de uso das terras, para melhor zoneamento de glebas, que diante das potencialidades e limitações, contribui para o melhor uso dos recursos naturais”. O coordenador ainda salienta que as informações e figuras fornecidas auxiliarão, também, professores de solo a ministrarem suas aulas.

O curso será em 10 módulos distribuídos em 43 aulas, totalizando cerca de 280 horas, o aluno terá acesso a conhecimentos básicos sobre formação do solo e os atributos morfológicos, discutirá os diagnósticos usados no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos, com ênfase no comportamento agrícola e não agrícola. Também haverá aulas sobre mineralogia, variabilidade espacial, classes de capacidade de uso, de aptidão agrícola e conservação do solo. Os participantes ainda produzirão boletins técnicos. (Ascom IAC)