Estado norte-americano aprova medidas radicais para combater gases poluentes

As autoridades ambientais da Califórnia (EUA) aprovaram por unanimidade na sexta-feira (24) reduzir a emissão de gases dos veículos para evitar o aquecimento global, uma medida que pode afetar duramente a indústria automotiva do estado. De acordo com as novas normas, a indústria do setor deve reduzir as emissões dos automóveis e pequenos caminhões em 18%. As fábricas têm até 2009 para começar a executar as novas medidas e até 2016 para cumpri-las.

A medida teve forte oposição do setor, que alegou que o departamento que controla o ar na Califórnia não tem autoridade para adotá-la, garantindo também que afetará a fabricação dos veículos. Os fabricantes prometeram levar o caso à Justiça, mas as medidas já foram aprovadas pelo governador Arnold Schwarzenegger.

Muitos cientistas acreditam que os gases poluentes, como o CO e o CO2, emitidos com o uso de motores pequenos a gasolina, são os causadores do aquecimento global. De acordo com as medidas, os fabricantes de veículos deverão reduzir as emissões com melhores ares-condicionados, transmissões mais eficientes e motores menores.

Os fabricantes respondem, porém, que as medidas vão elevar os custos dos novos veículos em US$ 3 mil. “Somos responsáveis por proteger a saúde pública. Nós fazemos nosso trabalho, agora é tempo de que as companhias de veículos façam o seu”, afirmou o presidente do Departamento de Controle do Ar, Alan Lloyd. (Folha Online)