A Fundação Florestal, vinculada à Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA), e o Fundo Florestar começam a distribuir na próxima terça-feira (5/10) às 17 horas a edição de nº 16 da revista Florestar Estatístico, em evento no Auditório Augusto Ruschi, na Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto dos Pinheiros, em São Paulo.
A publicação especializada na divulgação de dados econômicos e socioambientais do setor florestal traz como destaques a relação das florestas certificadas no Brasil, que já superam 2,6 milhões de hectares, e os resultados das duas principais fontes de crédito para a atividade florestal: Pronaf e Propflora.
O leitor também ficará por dentro das cotações da bolsa de Chicago sobre o mercado de carbono e conhecerá os valores repassados aos municípios pelo ICMS Ecológico. A recuperação de matas ciliares e as unidades de conservação do Estado também mereceram espaço destacado neste número, que ainda revela quanto resta de Mata Atlântica nos municípios paulistas.
O Centro de Editoração da SMA elaborou o projeto gráfico da revista, que é produzida com o apoio do Programa Nacional de Florestas, do Ministério do Meio Ambiente.
Sistema de informações
Esta edição traz uma novidade para facilitar ainda mais o acesso aos dados setoriais: a estruturação do Sistema de Informações Florestais do Estado de São Paulo. Esse sistema, descrito em um dos quatro artigos técnicos, resulta de projeto aprovado recentemente pelo Ministério do Meio Ambiente, que tem o Fundo Florestar como proponente e conta com a parceria da Fundação Florestal e de outras 20 instituições do setor.
Antes do evento de apresentação da revista, os representantes dessas instituições e outros profissionais da área florestal estarão reunidos no Auditório Augusto Ruschi para discutir esse projeto em um workshop que terá início às 13h30 do dia 5 de outubro.(Fundação Florestal)